Apresentação

A proficiência em língua inglesa é uma ferramenta fundamental para a segurança das comunicações aeronáuticas que envolvem o tráfego aéreo internacional. O Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA) é a instituição responsável pelo planejamento, desenvolvimento e aplicação dos instrumentos de capacitação e avaliação dos controladores brasileiros em relação a essa proficiência, a fim de cumprir os requisitos estabelecidos pela Organização de Aviação Civil Internacional (OACI). Além disso, na condição de Instituição Científica e Tecnológica, é dever desse Instituto, segundo seu Regimento Interno, “promover o fomento da pesquisa, do desenvolvimento, da educação e do ensino relacionados com as atividades de controle do espaço aéreo brasileiro”.

Em consonância com essa missão institucional, o ICEA sedia um grupo de pesquisas intitulado GEIA - “Grupo de Estudos em Inglês Aeronáutico”. O grupo, cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) desde 2013, é liderado pela Prof.a Dra. Patrícia Tosqui Lucks, do efetivo do ICEA, e composto por pesquisadores de diferentes Organizações do Comando da Aeronáutica e também de Universidades, tendo assim caráter interinstitucional.

Logomarca GEIA

O GEIA se dedica a estudar aspectos de descrição da linguagem, ensino-aprendizagem e avaliação no âmbito do inglês aeronáutico. A expressão "inglês aeronáutico" (em inglês, Aviation English) é a denominação para a linguagem utilizada nas comunicações que ocorrem durante um voo em ambiente internacional e, para nossos objetivos, mais especificamente entre pilotos e controladores de tráfego aéreo (ATCo).

Neste grupo, buscamos congregar pesquisas que tenham como objetivo estudar diferentes aspectos do inglês aeronáutico no contexto brasileiro, bem como suas relações com ensino/aprendizagem e avaliação. O grupo se propõe a estudar temas como:

Os resultados obtidos poderão oferecer subsídios para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de instrumentos voltados para o ensino/aprendizagem de inglês para os profissionais de tráfego aéreo brasileiros, bem como para a avaliação de sua proficiência linguística, a fim de que eles sejam capazes de utilizar a língua inglesa como ferramenta para o desempenho de suas atividades com segurança.


Objetivos do GEIA


Linhas de Pesquisa


Pré-requisitos